Confira algumas notícias e dicas referentes a extintores e proteção contra incêndio. Caso você deseje ver alguma dica ou informação em nosso site, preencha o formulário na seção contato. Todas as sugestões são bem vindas.
 
19/04/07 - Novo Endereço
A ASTEC-RS agora encontra-se em novo endereço: Rua São Nicolau, 1421, no Bairro São João. Para maiores informações, consulte nossa seção de contato.
 

27/02/07 - Lista de Emails ASTEC-RS
Caros associados,

A ASTEC-RS possui uma lista de emails para que possamos tratar de assuntos de interesse de nossos associados. Todos os associados que nos forneceram os emails já estão inscritos no grupo. Caso você não esteja recebendo mensagens do grupo, entre em contato conosco por telefone para que possamos verificar o motivo do não recebimento.
 

27/02/07 - ASSOCIADOS: LEIAM DECLARAÇÃO DA ASTECRS
Tendo em vista o exposto na correspondência expedida em 26 de Julho de 2005 pelo Francisco Izidoro Ferreira, em nome da ANPI - Associação Nacional de Proteção Contra Incêndio - declaramos a quem possa interessar, que a ASTEC - Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção Contra Incêndio - NÃO firmou e nem pretende firmar qualquer pauta para aplicação em conjunto com aquela entidade... Clique Aqui e veja notícia completa!
 

27/02/07 - Apenas 18% dos prédios de Porto Alegre têm Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios
Apenas 18% dos prédios de Porto Alegre têm Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, documento emitido pelo Corpo de Bombeiros obrigatório para todas as edificações onde vivem mais de uma família. O plano garante mais segurança a quem circula, trabalha ou vive nesses locais. Clique aqui e leia matéria publicada no jornal Zero Hora.
 


 
Exija o Anel de Identificação de manutenção de extintores

Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio.A ASTEC buscando oferecer ao consumidor maior segurança e confiabilidade quanto à manutenção de extintores de incêndio, dispõe da mais avançada tecnologia em identificação e manutenção destes equipamentos.

O processo de identificação consiste em um anel, fabricado em polipropileno H503 na cor amarela com gravações em baixo relevo, conforme a norma NBR 12962 da ABNT e regra específica para empresas de manutenção de extintores de incêndio, NIE - DINPQ - 70 do INMETRO, o qual deverá ser colocado entre a válvula e o recipiente (cilindro) do extintor com identificação do mês e do ano em que o equipamento foi submetido à manutenção através de perfuração do anel.

DESCONFIE...

Se o anel não estiver perfurado/marcado visivelmente com o mês e ano que foi realizado a manutenção.
Se houver sinais de que o anel foi colocado de forma forçada, analisando se o mesmo não está trincado, empenado, torto, violado ou reconstituido com cola.
Se o diâmetro não estiver compatível em relação ao gargalo do extintor, apresentando folga exagerada....

ATENÇÃO

Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio.O anel só poderá ser colocado ou substituído com a desmontagem e conseqüente despressurização do extintor, o que irá ajudar em muito a evitar a conhecida prática da "flanelagem".

 


Apresentamos algumas recomendações a quem deseja comprar ou utilizar extintores de incêndio de nossas empresas associadas:
 
NA COMPRA:
 

É importante que, ao comprar o extintor de incêndio, você exija a nota fiscal. Além de proteger seus direitos de consumidor, o prazo de garantia do produto é contado a partir da data de aquisição e não da data de fabricação.
Garantia e Validade - Lembre-se sempre que a garantia é o que lhe possibilita a troca do extintor, em caso de defeito de fabricação, por exemplo. Por validade entende-se o prazo que deve ser obedecido para se efetuar as manutenções necessárias no extintor. Assim, o agente extintor (espuma, água pressurizada, pó químico ou gás carbônico) pode permanecer válido, ou seja, eficiente, mesmo depois de expirado o prazo de garantia dado pelo fabricante, já que o extintor não precisa ser recarregado todo ano, a menos que tenha sido usado.
Marca de Conformidade - Você fica sabendo que o extintor de incêndio é certificado, pela presença do Selo de Conformidade, que reage à luz ultra-violeta, dificultando a falsificação.
Para os extintores novos, o selo é vermelho e apresenta as inscrições:

a logomarca do INMETRO
o número de série do selo
a identificação do fabricante
o número de licença do fabricante
a identificação do Organismo de Certificação de Produto

Marca de Manutenção - Após ser submetido à manutenção, o selo de conformidade é substituído por um selo de cor azul esverdeada, contendo:

a logomarca do INMETRO
o número de série do selo
a identificação da empresa que realizou a manutenção
a data da realização da manutenção
a identificação do Organismo de Certificação de Produto

Anel de identificação - Não compre extintor com o lacre rompido. O lacre é a garantia de que estão preservadas as condições regulamentadas para sua utilização.
Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio.
Fique atento:
O rompimento do lacre por pessoa não autorizada suspende a garantia do extintor. Portanto, se isso acontecer, procure uma empresa certificada para fazer a relacração do equipamento.

 
NA UTILIZAÇÃO:
 
Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio. Observe as instruções de uso fornecidas pelo fabricante, que aparecem no corpo do extintor, para que você possa usá-lo corretamente, quando for necessário. Elas devem estar legíveis, sem rasuras, não devendo estar riscadas ou encobertas por outras informações.
O extintor que tiver sido usado, mesmo parcialmente, ficará com sua carga comprometida. Por isso é prudente enviá-lo imediatamente a uma empresa de manutenção credenciada pelo INMETRO, para que seja efetuada a recarga e a revisão do agente extintor. Não substitua seu extintor antes de ter sido feita uma avaliação técnica do equipamento.
 
NA CONSERVAÇÃO:
 
O extintor não deve apresentar sinais de ferrugem ou amassamento.
O extintor que permanecer em áreas abertas e sujeitos a condições agressivas devem ser protegidos, com uma capa, por exemplo.
 
NA INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO:
 
Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio.
Pressão de Carga:
Verifique sempre o indicador da pressão da carga do agente extintor, cujo ponteiro deve estar sobre a faixa verde. Em caso contrário, procure uma empresa certificada para fazer a recarga.
Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio.
Inspeção:
O extintor de incêndio deve ser inspecionado e sofrer manutenção apenas por empresa certificada, que possua o Certificado de Capacitação Técnica emitido por um Organismo de Certificação de Produto (OCP) credenciado pelo INMETRO.

Recomendações:

O extintor de incêndio cujo agente extintor é água ou pó químico deve ser inspecionado anualmente. O extintor de incêndio de CO² deve ser inspecionado a cada 6 meses.

Fique atento: Inspeção não é recarga. Não é preciso abrir o extintor, o que quer dizer que não há substituição do anel de plástico amarelo (foto acima) e do selo de conformidade ou de manutenção. A recarga deve ser feita conforme recomendação do fabricante, ou após o uso.

Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio.
Manutenção: O extintor de incêndio deve ser anualmente recarregado e, a cada 5 anos,ser retestado. O reteste significa retirar toda a pintura original, realizar teste hidrostático no aparelho, verificar seu estado interno e externo. Após o teste receber nova pintura, sendo secado em estufa. Posteriormente será novamente  carregado, como forma de manter seu aspecto original de fábrica.  Esse tipo de serviço  deve ser realizado apenas por empresa autorizada no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação.



Recomendações:

Proteja-se, exigindo que empresa de manutenção forneça extintores de emprestimo enquanto realiza os serviços de manutenção. O extintor de incêndio que sofreu manutenção apresenta um anel de plástico amarelo que indica que o extintor foi aberto, entre a válvula e o cilindro, com identificação da empresa que realizou a manutenção, o mês e o ano em que o serviço foi realizado (essa data é repetida no selo de manutenção).
Importante: Sempre que o extintor passar por inspeção ou manutenção, exija a Ordem de Serviço, devidamente preenchida e assinada pelo técnico responsável pela manutenção, onde conste a relação das peças que foram trocadas, acompanhada de nota fiscal, protegendo seus direitos de consumidor.

 
CLASSE DE FOGO:
 
Há vários tipos de extintores de incêndio, cada um contendo um agente extintor diferente e servindo para diferentes classes de incêndio.
 
Classe
Origem
Características
Agente extintor
Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio.
Materiais sólidos (madeira, papel, etc.)
Deixam resíduos quando queimados (brasas, cinzas, carvão). Queimam em superfícies e em profundidade.
Água pressurizada
A água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada.
Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio.
Líqüidos inflamáveis (combustíveis, óleos, graxas, etc)
Quando queimados, não deixam resíduos. Queimam somente em superfície. Pó químico seco ou gás carbônico
Pode ser usado também em incêndios de classes A e C.
Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio.
Equipamentos elétricos energizados (fios, quadros de força, eletrodomésticos, etc)
Ao ser desligado o circuito elétrico, o incêndio passa a ser de classe A. Pó químico ou Gás carbônico.
Não use água em fogo de classe C (material elétrico energizado), porque a água é boa condutora de eletricidade, podendo aumentar o incêndio. Nunca utilize extintor da classe A para apagar fogo das classes B e C. Você estará alimentado o fogo e correndo risco de morte.
 

Recomendações:

Aprenda a usar os extintores de incêndio.
Conheça os locais onde estão instalados os extintores e outros equipamentos de proteção contra fogo. .
Nunca obstrua o acesso aos extintores ou hidrantes.
Não retire lacres, etiquetas ou selos colocados no corpo dos extintores.
Não mexa nos extintores de incêndio e hidrantes, a menos que seja necessária a sua utilização ou revisão periódica.

 
Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio.Você fica sabendo que o produto é certificado pela presença do "Símbolo de Identificação do Sistema Brasileiro de Certificação" colocado no produto ou na sua embalagem, que poderá estar acompanhado do nome ou marca do Organismo de Certificação de Produto (OCP) credenciado pelo INMETRO.
 
Informações retiradas do site Institutos de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo - http://www.ipem.sp.gov.br/
Site desenvolvido por PontoCom Idéias - Criação de Sites em Porto Alegre - 2009®
Voltar a Página Principal do Site Entre em Contato conosco Confira aqui noticias interessantes Conheça nossos Associados Conheça nossos Serviços História da ASTEC
Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio.Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio.Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio.Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio.
Associação Técnica Sul Brasileira de Proteção contra Incêndio. Saiba mais sobre nossos associados no ramo de proteção contra incêndio, notícias e dicas sobre prevenção contra incêndio.